contato@manstrategy.com
(11) 99961-1313

Top Team Alignment

O que é Top Team Alignment?

Quando mencionamos Top Team estamos nos referindo a liderança mais sênior da organização, em suas diversas áreas e funções e tipicamente em intervenções em times com média de 12 integrantes.

Alignment (ou “Alinhamento”) refere-se ao senso de unidade e coerência de um grupo executivo, e que impacta na velocidade de seu processo decisório, fundamenta mudanças organizacionais e constrói confiança e interdependência de seus membros. Comportamentos desalinhados normalmente drenam a energia de um grupo, diminui sua produtividade, cria confusão e alimenta o cinismo.

O “Alinhamento” de um time é um processo continuo, mas avanços acontecem mais rapidamente quando o time investe tempo para discutir seus objetivos, as barreiras que os assolam e analisar, conjuntamente, o que pode e o que deve ser feito para melhorar sua dinâmica. Esse tempo deve ser investido em dois a três dias por sessão, em local fora das dependências da organização.

As sessões (ou Fóruns / Workshops) são customizados e contextualizados para endereçar necessidades específicas de negócios que são impactadas pela dinâmica do time e que, em última instância, impactam seu funcionamento. Esses Fóruns / Workshops são participativos, dinâmicos e buscam sempre ter um plano de implementação, ao seu final, sobre os acordos estabelecidos.

Normalmente um Top Team Alignment endereça as dimensões descritas no gráfico abaixo

Ou seja... Top Team Alignment é mais efetivo quando...

  • acontece dentro de um contexto profissional
  • vai além do alinhamento estratégico e envolve aspectos operacionais e de valores / comportamentos / atitudes
  • envolve ao menos o top management de 2-3 níveis dentro de áreas e/ou unidades de negócios
  • ocorre dentro do contexto de uma transformação organizacional mais ampla

Porque investir em Top Team Alignment?

Você talvez necessite de um programa de Top Team Alignment se:

  • Você deseja criar ownership de alguns direcionamentos em sua organização
  • Os membros do seu time possuem diferentes visões sobre como planejar ou implementar - mudança organizacional
  • Você é um novo CEO ou possui novos membros no Top Team e deseja ter a todos caminhando na mesma direção, seja nas atitudes e comportamentos, sejam nos objetivos estratégicos
  • O Top Team está sem efetividade em seu processo decisório ou disfuncional em suas ações e dinâmicas, com claros problemas nas relações de confiança, ausência de “conversas difíceis”, falta de comprometimento de seus integrantes, sem a presença de accountability e foco mínimo do R.O.M. = Resultados; Objetivos; e Metas

Como está seu Top Team?

Um time está alinhado quando consegue (i) articular uma visão compartilhada (para onde está indo); (ii) possui um propósito comum (porque estamos indo nesta direção); (iii) tem um “idioma” comum; (iv) se conhece e se protege; e (v) tem um senso de urgência (por que precisamos agir imediatamente). O time concorda sobre o caminho a seguir (que’s e como’s) e está de prontidão para fazer diferente o que necessitar, para que as mudanças necessárias sejam implementadas.

Um time bem alinhado opera de forma coesa e dá o exemplo dos valores e comportamentos que precisam estar presentes na dinâmica do restante da organização.
Quando o alinhamento acontece o resultado é uma maior efetividade do time. E “times efetivos” normalmente:

  • Capitalizam sua posição “única” de integradores de processos, normas, procedimentos, políticas e direcionamento para Criação Efetiva de Valor para a organização;
  • Tem um CEO que atua como first among equals, provendo forte liderança para a organização, atuando como role model no que tange a ser “radical com os processos e amável com as pessoas”
  • Flexibilizam a forma de trabalhar para adequar ao que é demandado pelo o “ciclo de vida” da organização, sua situação e contexto de negócios e, claro, às pessoas que a constituem
  • Investem tempo na construção da efetividade do time ao invés de considerar situações potencialmente disfuncionais como sendo business as usual e esperar que “se resolvam” com o tempo ou “pela sorte”
  • Conseguem alinhar as coisas corretas, no tempo correto, da forma correta no contexto adequado: fundamentos reais e factíveis para endereçar ambas demandas - do negócio (R.O.M.) e da própria dinâmica do time
  • Criam um ambiente de “alta demanda & alto suporte”, evitando criar culturas ou situações onde exista demasiada hostilidade, assim como culturas ou situações de demasiada polidez. Conflitos são permitidos e incentivados, mas confrontos não são aceitos
  • Evitam a miopia organizacional – buscam o equilíbrio entre “não ter pressa & não perder tempo”, ou seja, não focam na entrega de “curto prazo” em detrimento da sustentabilidade da equipe e do R.O.M.

O processo de Top Team Alignment

Em primeiro lugar: alinhamento de um Top Team é um PROCESSO! Este processo deve endereçar um importante desafio ou demanda de desempenho organizacional, que normalmente se refere a questões operacionais, comportamentais e/ou estratégicas do time e da organização.

Essas etapas são materializadas no modelo de implementação chamado Forum – Field – Forum, onde Forum são as sessões presenciais / Workshops onde efetivamente o alinhamento de ações, comportamentos e direcionamento acontecem; e o Field é a aplicação prática, pelos membros do Top Team, dos acordos, “contratos” e planos de ação definidos. A partir da segunda Forum / Workshop sempre se conduz uma avaliação do que foi possível implementar no Field, o que funcionou/não funcionou, porque, e, claro, como ajustar e seguir para a implantação outra vez. Recomendamos o intervalo (máximo) de 100 dias entre os Fóruns / Workshops, para que o trabalho de campo (Field) tenha condições de ser realmente levado a cabo!

Diagnóstico

Workshops

Fieldwork

Desdobramento

Neste sentido, sempre condieramos Top Team Alignment como um processo...como uma jornada, e nunca como um evento isolado ou até mesmo uma sequência de eventos sem conexão e seguimento entre eles. Para isso, 4 ingredientes são fundamentais e fazem parte das discussões em todas as etapas, em todos os Workshops:

  • Paciência: é uma jornada, portanto não teremos resultados da noite para o dia
  • Disciplina: acordos são feitos e planos de ação elaborados. Precisam ser implementados e acompanhados
  • Sequência: as intervenções obedecem a uma sequência lógica e que traz significado para a dinâmica do time e de seus integrantes. Não se pode cair na tentação de “queimar etapas”
  • Frequência: manter o momentum é importantíssimo, pois as intervenções (Workshops) e os trabalhos de campo precisam estar equilibrados. Caso contrário, os integrantes do time podem ter sua energia, foco e vontade para a transformação afetados.

Aligning for better results!

  • (11) 99961-1313
  • contato@manstrategy.com
  • Higienópolis
  • São Paulo - SP
  • CEP:01240-001